Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Cerimônia de lançamento destaca ações da Unemat na área da Literatura em MT
AML
Cerimônia de lançamento destaca ações da Unemat na área da Literatura em MT
03/08/2009 18:10:05
por Coordenadoria de Comunicação Social

A apresentação de uma produção no que pode ser considerado o templo da literatura mato-grossense . Um momento peculiar não só para o autor , mas também para a Universidade do Estado de Mato Grosso. Foi essa a essência da noite de lançamento das obras Mente Insana e Diálogos Literários:literatura, comparativismo e ensino , ambas do autor, professor doutor Agnaldo Rodrigues, que também é pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat

Realizada na última sexta-feira na sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) em Cuiabá, a cerimônia contou com a presença de membros da AML e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, gestores e autoridades acadêmicas da Unemat, professores das áreas de Letras e Literatura e dos representantes da Fapemat e Secitec.

O prédio que antes serviu de morada para o ilustre Barão de Melgaço e que hoje abriga duas das mais antigas instituições mato-grossenses, que é a AML e o IHGMT, abriu as suas portas para um momento de divulgação das produções científica e também artística de um membro do corpo docente da Unemat. Diálogos Literários: literatura, comparativismo e ensino é uma publicação organizada por Agnaldo Rodrigues e que conta com a contribuição de 27 textos de autoria de professores pesquisadores da Unemat, universidades brasileiras das regiões sudeste, norte e sul do país e também das universidades portuguesas de Coimbra e Lisboa. O livro é uma publicação da Editora Unemat e Ateliê Editorial.

Já Mente Insana é uma obra ficcional.O livro é editado pela Editora Unemat e Artes e Ciência. A cerimônia também contou com a performance de um dos contos de Mente Insana , realizada pelo ator e também professor Edson Flávio.

Para a professora Carolina Joana, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, o lançamento é também reflexo das ações de fortalecimento da Unemat nas áreas de Estudos Literários. A pró-reitora destaca a recente aprovação, pela Capes, do mestrado nessa área

De portas abertas

Para a professora Walnice Vilalva, do departamento de Letras do campus de Tangará da Serra, a AML abriu suas portas e disponibilizou suas fontes de pesquisa para a Unemat. Esse processo começou ainda na gestão de Sebastião Gomes de Carvalho como presidente da academia. Hoje a parceria fortalece e além de proporcionar a difusão e socialização da produção científica no âmbito da teoria literária com enfoque para Mato Grosso, ela possibilitou também o curso de especialização em Literatura Mato-grossense.O curso desenvolvido pela Unemat, por meio do Núcleo Wlademir Dias Pino, e AML começou em abril de 2008 e possui atualmente 38 professores em processo de qualificação, todos integrantes das redes públicas de ensino em Cuiabá.

A professora explica , que em Tangará da Serra o núcleo desenvolve uma especialização semelhante, só que a parceria ficou firmada entre a universidade e a secretaria Municipal de Educação de Tangará . Nessa são 30 professores sendo especializados. Isso demonstra a preocupação da Universidade, por meio de seus pesquisadores, na valorização da produção literária regional.

Instituição e a Literatura de Mato Grosso

Para a professora doutora integrante da AML,Yasmin Jamil Nadaf, que prestigiou o evento, essa ação da Unemat na difusão e valorização de conhecimentos na área da literatura mato-grossense demonstra a característica peculiar da instituição. “A Unemat é a cara de Mato Grosso. Não poderia ser diferente”, declarou a professora em referência as ações executadas pela universidade que tem como enfoque a literatura regional

No mesmo sentido, a residente da AML, Nilza Queiroz Freire, falou sobre da preocupação atual de buscar conhecer e valorizar o que é produzido pela região, o que antes não era estimulado.”Tínhamos intimidade com as obras dos grandes escritores brasileiros, mas não conhecíamos o que era produzido na nossa cidade, no nosso estado “ falou a presidente , lembrando do enfoque que era dado para o ensino da literatura no passado.

Sobre os trabalhos do professor Agnaldo, a presidente destacou o entusiasmo do pesquisador trazer para a área cientifica aquilo que era uma forma corriqueira de entretenimento em Mato Grosso, servindo até inspiração para brincadeiras infantis que é o teatro, objeto de seu estudo que resultou na publicação de seu livro “Projeção de mitos e construção histórica no teatro mágico”, lançado em 2008 por Rodrigues .

Sessão de autógrafos complementou a cerimônia que também conferiu diploma de mérito universitário para os membros da AML Yasmin Nadaf, Sebastião Gomes de Carvalho, Nilza Freire e Natalino Ferreira Mendes pelos relevantes serviços prestados à universidade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada